A Certificação Lixo Zero tem como finalidade atestar a gestão sustentável dos resíduos sólidos, de acordo com a sua metodologia.
A vantagem da Certificação Lixo Zero é que ela pode ser implantada em diversos segmentos, tais como: escolas e universidades, escritórios, restaurantes, hotéis, prédios comerciais, estabelecimentos comerciais (lojas), shoppings centers, estádios, condomínios residenciais, eventos, supermercados, hospitais, etc.
A Certificação Lixo Zero proporciona:
Benefícios ambientais: por meio da redução do volume destinado aos aterros sanitários e, da consciência ambiental dos clientes.
Benefícios econômicos: por meio da redução dos custos para envio do resíduo ao aterro sanitário.
Benefício social: por meio da inclusão dos catadores na prestação de serviços de coleta e comercialização dos materiais recicláveis, proporcionando aumento na renda, contribuindo com a limpeza das cidades, etc.
O processo de obtenção da certificação compreende as seguintes etapas:
01 - Preenchimento de documento, no qual constam informações do estabelecimento, chamado de aplicação, e encaminhamento ao Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB);
02 - Análise da aplicação, pela auditoria ILZB, a fim de aferir o valor para solicitar a certificação;
03 - Elaboração de relatório, pelo Consultor Lixo Zero, contendo as ações implementadas, para análise da auditoria que definirá em qual nível o estabelecimento foi enquadrado. Dependendo do resultado, receberá um dos três Selos Rumo ao Lixo Zero (semente, broto ou planta). A cada ano é realizada uma auditoria para verificar se a empresa conseguiu atingir todos os requisitos para receber a Certificação Lixo Zero.