A Certificação Lixo Zero tem como finalidade atestar a gestão sustentável dos resíduos sólidos, de acordo com a sua metodologia.

 

A vantagem da Certificação Lixo Zero é que ela pode ser implantada em diversos segmentos, tais como: escolas e universidades, escritórios, restaurantes, hotéis, prédios comerciais, estabelecimentos comerciais (lojas), shoppings centers, estádios, condomínios residenciais, eventos, supermercados, hospitais, etc.

 

A Certificação Lixo Zero proporciona:

 

Benefícios ambientais: por meio da redução do volume destinado aos aterros sanitários e, da consciência ambiental dos clientes.

 

Benefícios econômicos: por meio da redução dos custos para envio do resíduo ao aterro sanitário.

 

Benefício social: por meio da inclusão dos catadores na prestação de serviços de coleta e comercialização dos materiais recicláveis, proporcionando aumento na renda, contribuindo com a limpeza das cidades, etc.

 

O processo de obtenção da certificação compreende as seguintes etapas:

 

01 - Preenchimento de documento, no qual constam informações do estabelecimento, chamado de aplicação, e encaminhamento ao Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB);

 

02 - Análise da aplicação, pela auditoria ILZB, a fim de aferir o valor para solicitar a certificação;

 

03 - Elaboração de relatório, pelo Consultor Lixo Zero, contendo as ações implementadas, para análise da auditoria que definirá em qual nível o estabelecimento foi enquadrado. Dependendo do resultado, receberá um dos três Selos Rumo ao Lixo Zero (semente, broto ou planta). A cada ano é realizada uma auditoria para verificar se a empresa conseguiu atingir todos os requisitos para receber a Certificação Lixo Zero.

 

Os estabelecimentos que não desejam passar pelo processo de auditoria para obtenção do Selo e da Certificação, mas querem demonstrar aos clientes que praticam ações sustentáveis, podem solicitar o Compromisso com o Instituto Lixo Zero, que dispõe de metas e diretrizes para auxiliar na gestão sustentável dos resíduos no estabelecimento.

Compartilhar

Logo Linkedln